A música é som e silêncio. O som possui as suas qualidades sendo que as principais são: timbre; intensidade, duração e altura.
Em música, chama-se timbre a acaracterística sonora que nos permite distinguir se sons de mesma frequência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos, por exemplo uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma frequência, mas com características sonoras muito distintas. O que nos permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental. De forma simplificada podemos considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou a qualidade de vibração vocal.
Vamos agora experimentar os diversos timbres através dos diferentes instrumentos da orquestra!
Registre a sua experiência no espaço reservado aos comentários logo abaixo relatando qual foi a sua impressão ao ouvir cada um dos instrumentos musicais que compõe a orquestra... Qual instrumento possui o som que mais te agradou? Quantos instrumentos musicais compõem esta orquestra e como se chama cada um deles?
Bom trabalho!
Cristiano,
ResponderExcluirAmei o teu blog. Sou professora de Artes e o teu blog com certeza me ajudará muito.Espero a tua visita nos meus blogs:http://produtodesaladeaularosangela.blogspot.com e http://eprecisosaberviverrosangela.blogspot.com
Adorei seguir este link e como apreciadora de música adorei escutar o som dos instrumentos. o meu inst. preferido foi o trompete, me toca mais a alma, me dá uma calma. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluir