Em música, altura refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequencia fundamental dos sons. As baixas frequências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou os tons graves e os tons agudos. Tom é a altura de um som na escala geral dos sons.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Altura_%28m%C3%BAsica%29Em outras palavras... para facilitar o nosso entendimento, podemos fazer uma analogia (comparação) quando falamos em altas frequências e baixas freqüência – lembrando que quanto mais alta a frequência do som mais agudo ele será, e quanto menor a frequência mais grave será o som – Mas vamos à comparação! Já que estamos usando as palavras alto e baixo, podemos pesar numa escada. Os degraus mais baixos seriam os som mais graves, ou seja, os de menos freqüência sonora, de modo que, na medida em formos subindo os degraus, a freqüência do som vai ficando mais alta indo para o agudo. Seu subo a escada o som vai ficando alto e agudo, se eu desço a escada o som vai ficando mais baixo e mais grave. OK? Certo?
ATENÇÃO! Se alguém gritar ao falar comigo e eu pedir para falar mais baixo, estarei me expressando de maneira ERRADA. Se eu pedir a esta pessoa para que fale mais baixo, ela teria que falar com a voz mais grave, numa freqüência mais baixa (com o som da voz mais grosso). O certo é pedir que fale mais fraco se esta pessoa estivesse gritando.
Vamos agora perceber as diversas alturas do som com a ajuda de um teclado de piano. Observe que o som num teclado de piano está organizado, da esquerda sons mais baixos (graves) para direita sons mais altos (agudos). Perceba ainda que a medida que eu vou apertando as teclas da minha esquerda para minha direita o som vai ficando mais fininho como se estivesse subindo um escada bem alta. Eu vou apertando as teclas do piano da esquerda para direita eu vou subindo a escada; eu vou apertando as teclas da direita para esquerda, eu vou descendo a escada.
BOM ESTUDO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário